Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

Acontece no CIS-Guanabara Curso de Iniciação Musical para Professores

De 09 de outubro a 13 de novembro deste ano ocorrerá no CIS-Guanabara o curso de "Iniciação Musical para Professores". O curso visa discutir os objetivos do Ensino Musical nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio. Articulando conteúdos com vivências de situações de aprendizagem musical que permeiem todos os ciclos de ensino.

Uma nova abordagem permitirá discutir conceitos da linguagem musical e da apreciação musical, permitindo o crescimento artístico e espiritual do indivíduo através da música.

Trazer para o universo da escola vivências de aprendizagem e experimentação em música e utilizá-las como ferramenta interdisciplinar. 

Com carga horária de 30 horas, o curso acontecerá em seis encontros presenciais onde serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Estudos sobre Teoria Musical

  • Apreciação Musical

  • Oficina de construção de instrumentos musicais com sucata

As vagas para a primeira turma do curso já estão preenchidas através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Ensino, mas outras turmas poderão ser formadas a partir de inscrições feitas aqui.

O responsável pelo curso: Alex Ado Soares

Natural de Santos SP, iniciou seus estudos musicais aos sete anos na Escola de Música da Banda Musical de Cubatão-SP, orientado pelo Maestro Roberto Farias Leite.

Em 1987 iniciou seus estudos no instrumento trompa. Conquistou o primeiro prêmio "Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo" em 1993, recebeu a medalha "Carlos Gomes" em 2002 da Câmara Municipal de Campinas, conquistou o segundo lugar no concurso Latino-Americano de música de Câmara Rosa Mística 2005 e o Prêmio Osvaldo Lacerda 2005. Atuou como Solista nas seguintes Orquestras: Orquestra de Câmara de Americana, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Ocupou a cadeira de primeira trompa de Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp de 1990 a 2006. Desenvolveu trabalhos musicais junto a Corporação Musical Marcos Vedovelo (Mogi Guaçu), Lyra Mogimiriana (Mogi Mirim), Corporação Musical campineira dos Homens de Cor e Projeto Unibanda (Campinas).

 

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp