Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

 

Discussão aberta sobre a pintura na era da inteligência artificial
 

Conversa e debate interativos, abertos a quem quiser comparecer, mediados informalmente pelo artista expositor Mário Gravem Borges na galeria do CIS GUANABARA cuja exposição RIOS RUAS ÁRVORES E CASAS foi prorrogada até Sexta-Feira 7 de Março. O tema é vagamente inspirado no título da obra, publicada em 1966, de David Moos, crítico de arte e curador da AGO, Art Gallery of Ontario.

A abordagem do tema é livre, e deve discutir como a pintura se apresenta nos dias de hoje em que tantas mídias podem ser utilizadas na elaboração da imagem e tantas superfícies podem servir de suporte não só à pintura planar e bi-dimensional mas também aos seus desdobramentos.
Os artistas que comparecerem poderão trazer imagens de suas próprias obras - ou outras - que desejarem apresentar para a discussão. Pequenos depoimentos poderão ser filmados.
O que é enfim a pintura hoje?

Em seguida ao debate, abertura das exposições:

“Capitu”
Natália Martins
Galeria 2
1
1 a 28 de março
O tema da exposição é a célebre personagem que dá nome à exposição, que integra o rol de personagens do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, livro que traz como personagens principais Bentinho e a própria Capitu. A trama central da narrativa está na dúvida se Capitu teria mesmo traído Bentinho, narrativa esta que encontra-se permeada por especulações. As descrições que são feitas de Capitu por Bentinho e até outros personagens põe em evidencia a figura feminina, seus encantamentos propositais ou não, indiferente da faixa etária e suas inquietações.

“Eu gravo – eles gravaram”
As obras expostas foram produzidas por três artistas integrantes do GRUPO GRAVO: Cecília Pupo, Ermê Pereira e Laura Bassul.
Galeria 1
11 a 28 de março


Várias foram as técnicas empregadas nos trabalhos dessa mostra, isoladamente ou combinadas, como xilogravura, gravura em metal (água tinta, água forte, ponta seca), linóleogravura, serigrafia, monotipia, monoprint.
 

 

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp