Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

Caixeiras das Nascentes fazem

aula aberta no CIS-Guanabara

 

Evento gratuito tem a música como forma de partilha e celebração

 

No próximo dia 11 (sábado), das 15h00 às 18h00, o CIS-Guanabara sedia a aula aberta “Iniciação à Caixa do Divino”. Organizado pelo grupo Caixeiras das Nascentes, o evento possibilita um contato com a cultura popular brasileira através das práticas de toques e cantos da Caixa do Divino, tambor pequeno de percussão originário da Festa do Divino do Maranhão, também utilizado nas Congadas, Moçambiques, Afoxés, Coco, Caroço, Cacuriá, entre outras manifestações.

Aberta ao público, a aula de sábado, segundo a mestra Cristina Bueno, tem como objetivo identificar pessoas que se interessem em fazer o curso de iniciação e, dessa maneira, vivenciar e ampliar os conhecimentos experimentados pelas Caixeiras das Nascentes, grupo de percussão formado por mulheres que têm a música como forma de partilha e celebração.
         Fundado em 2009 em Campinas, o
grupo Caixeiras das Nascentes busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino, tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão. O grupo também realiza pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.

Grupo Caixeiras das Nascentes realiza aula aberta para iniciantes no Armazém Menor,

sábado à tarde, no CIS-Guanabara

As Caixeiras do Maranhão, as Congadas de Minas e São Paulo são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar festas, casas, pessoas, alimentos e santos. O grupo realiza apresentações e intervenções em comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros, sempre com o propósito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileiras por meio de cantos, ritmos, danças e brincadeiras de prazer e entretenimento. 

Mais informações e inscrições: e-mail:  cleide_mariasantos@yahoo.com.br , fone 19 9 94930863
ou pelo in box do Facebook (
www.facebook.com/caixeiras/)

O CIS-Guanabara fica à rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp