ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

Artesanato chileno é tema

de oficina no CIS-Guanabara

 

 Atividade em Arpillera será oferecida em maio.

As inscrições são gratuitas

 

  O CIS-Guanabara promove nos próximos dias 08, 15 e 22 de maio, das 18h30 às 20h30, a Oficina de Arpillera. Ministrada pelos artesãos Victor Manuel Espronceda e Cristina Monaco, a técnica em Arpillera consiste em uma expressão artística popular de customização de cenas cotidianas feitas com pequenos pedaços de retalhos. O intuito desta atividade é ensinar e difundir uma técnica chilena tradicional e popular de artesanato, bem como uma oportunidade para apresentar aspectos culturais do Chile. A oficina tem a coordenação da produtora cultural do CIS-Guanabara Maria Aparecida Vaz Bueno. As inscrições para essa atividade estão abertas. 

Retalhos de tecidos expressam momentos vividos na ditadura Pinochet

 

A oficina será composta por apresentação e contextualização social e política da Arpillera; apresentação dos painéis de Victor Espronceda como forma ilustrativa do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo e de aspectos culturais do Chile; apresentação dos processos técnicos e dicas para mesclar cores, formas e tecidos; incentivo à criação e definição de tema; atividades de apoio para criação e montagem de exposição final que estará aberta à visitação no período de 29 de maio a 8 de junho no CIS-Guanabara.

Uso das cores tenta minimizar período duro que marcou a vida dos chilenos

Victor lembra que a Arpillera foi bastante difundida no Chile na época da ditadura de Pinochet (1973-1990) quando mulheres bordadeiras retratavam e denunciavam em tecidos as injustiças e violência vivenciadas no cotidiano do governo militar. Em virtude da pobreza generalizada da época, a técnica se desenvolveu com simplicidade reaproveitando tecidos, sacos de cereais ou até mesmo roupas velhas para customizar cenas coloridas de um duro cotidiano.

Artesanato em Arpillera também retrata cenas bucólicas do povo andino

 

 Serviço

Evento: Oficina de Arpillera

Data: 08, 15 e 22 de maio

Horário: 18h30 às 20h30

Inscrições: Gratuitas aqui. (material didático é de responsabilidade do aluno)

Local: CIS-Guanabara

Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Entrada ocorrerá pelo estacionamento do CIS-Guanabara.

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp