ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco


Campinas,  de 2017

Oficina de fotografia “Do analógico ao digital”

O CIS-Guanabara promove a partir do dia 23 de agosto a oficina de fotografia “Do analógico ao digital”.  História da fotografia, cianotipia, revelação em papel com uso de produtos químicos, fotografia analógica e o uso do aparelho celular para produção de fotos são alguns dos temas dessa oficina que será ministrada pelo bolsista do Projeto de Extensão Universitária em Cultura e Arte do CISGuanabara, Thallissom Colins. A coordenação da oficina é da artista plástica Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira.

 

A oficina será ministrada em dois módulos. No módulo 1 (quatro aulas de duas horas cada) serão abordados temas como história da fotografia e as diferenças entre câmeras analógicas e digitais. Nesse módulo os alunos ainda terão a oportunidade de acompanhar processos químicos de revelação e conhecer a cianotipia, um processo de impressão fotográfica em tons azuis. Ao final, será realizada uma exposição com as fotografias produzidas pelos alunos. Essas aulas ocorrerão nos dias 23 e 30 de agosto e 6 e 13 de setembro.
 

 Lightpaint: técnica que possibilita “pintar” com a luz

 

O módulo 2 consiste em apresentar técnicas que têm a luz como mote. Os alunos aprenderão a lidar com a fotometria (relação abertura x velocidade) e ainda terão acesso à técnica fotográfica denominada Lightpaint em que é possível “pintar” com a luz. Essas aulas ocorrerão nos dias 20 e 27 de setembro e 4 e 11 de outubro. Todas as aulas serão realizadas às quartas-feiras das 14 às 16 horas.

  

 

O responsável pela oficina, Thallisson Colins, é aluno de graduação do curso de Engenharia de Manufatura. Trabalha como fotógrafo autônomo em cobertura de eventos sociais. Para realização da oficina, Thallisson contará com o apoio da também bolsista do Projeto de Extensão Universitária em Cultura e Arte do CIS-Guanabara e aluna de graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Paola Prado.

 

 

Aberta ao público em geral, a oficina tem inscrições gratuitas e as vagas são limitadas.

 Cianotipia: processo de impressão em tons azuis

Serviço:

  • Datas: 23 e 30 de agosto, 6, 13, 20 e 27 de setembro e 4 e 11 de outubro

  • Horário: quartas-feiras das 14h00 às 16h00

  • Local: CIS-Guanabara - Rua Mário Siqueira , 829 - Estacionamento gratuito no local

  • Inscrições encerradas

 

 

 

 

 

 
 
 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2017 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp