ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

CIS-Guanabara promove Oficina de Máscaras

Atividade gratuita será realizada nos dias 15 e 16 de maio. Inscrições abertas

 

 O CIS-Guanabara promove nos dias 15 e 16 de maio a Oficina de Máscaras. Ministrada pela artista plástica Neiva Gonçalves, a oficina, dentre outros objetivos, pretende desmistificar a ideia de que máscara é um adereço exclusivo do Carnaval. “A máscara, independentemente do propósito de sua confecção, permite, muitas vezes, revelar nossos sentimentos ocultos”, afirma Neiva. As inscrições, gratuitas, serão abertas no próximo dia 12 de abril.

Oficina desmistifica a ideia de que máscara é um adereço apenas de Carnaval

Nessa oficina, Neiva apresenta um pouco do conhecimento assimilado em cursos e vivências ocorridos em Firenze entre os anos de 1996 e 2006. Para ela, a máscara apresenta um simbolismo forte no ato da confecção. “Ao modelar, a pessoa libera o seu inconsciente. É um processo de autoconhecimento. A máscara sempre esteve ligada a uma necessidade de força vital e comunitária. É na busca da expressão dos anseios do indivíduo e no questionamento de sua forma que surgem projetos”.

A máscara como forma de apresentação do indivíduo, uma maneira de socialização humana

A artista plástica reitera que são produções que vão muito além das fantasias de Carnaval. “Do sagrado ao profano. Dos rituais das antigas civilizações à psicologia analítica de Jung. Como elemento cênico partiu da Grécia, com os espetáculos teatrais. No final da idade média, com o Renascimento italiano, surgem os bailes de máscaras”. Ela lembra que no final do século XIX as máscaras chegam às festas populares, como forma de apresentação do indivíduo, uma maneira de socialização humana.” A oficina tem a coordenação da produtora cultural do CIS-Guanabara Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira. 

Ao modelar a máscara, a pessoa libera o seu inconsciente, processo de autoconhecimento

 

No final da idade média, com o Renascimento italiano, surgem os bailes de máscaras

 

Serviço

Evento: Oficina de Máscaras

Data: 15 e 16 de maio

Horário: 14h00 às 17h00

Inscrições encerradas

Local: CIS-Guanabara

Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). 

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp