Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

Mapa da Cultura de Campinas

A Casa da Cultura Digital de Campinas (CCD) lançara no dia 13 de fevereiro, as 19:30, o Mapa da Cultura de Campinas. A inauguração acontecerá na sede da CCD, localizada no CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829). O Mapa foi criado para identificar, visualmente, espaços e atividades culturais na cidade de Campinas. Em sua primeira fase, conta com 125+ “pontos de interesse” e dois roteiros culturais: O Roteiro Afro, construído em parceria e tendo como base o trabalho da Casa de Cultura Fazenda Roseira e o Roteiro do Centro Histórico de Campinas criado colaborativamente (com base em http://educacaoaberta.org/campinas).
Lançamento: Mapa da Cultura de Campinas
A identificação dos pontos foi feita através de buscas online e consulta a atores, além de dados oferecidos pela Secretaria da Cultura de Campinas. Cada ponto conta com um texto descritivo e muitos contam com fotos licenciadas livremente, criando o primeiro passo para um novo “acervo livre” sobre a cultura de Campinas.
O Mapa foi criado com base em software livre que permitirá que outros interessados façam uso do mesmo sistema para criar mapas colaborativos, além de permitir a fácil troca de informações entre mapas de diferentes cidades e contextos. O Mapa é parte do projeto CultCampinas (agora na CCD-CPS) focado em atividades para promover a visibilidade das atividades culturais na cidade.
No espírito da construção coletiva, o lançamento do Mapa é menos o lançamento de um produto – é uma chamada para parcerias e colaboração para este projeto. Busca-se a participação de coletivos, organizações e indivíduos interessados em colaborar, aprender, corrigir e fazer a curadoria do sistema de mapeamento e seus conteúdos para que possa ser usufruído pela cidade.
Esta fase do projeto recebeu apoio de auxílio individual FAEPEX/UNICAMP e apoio de bolsistas SAE/UNICAMP, organizado pelo NIED/UNICAMP.
Inaugurada no último dia 28 de agosto, a Casa da Cultura Digital de Campinas (CCD-CPS) é um espaço que reúne pessoas e organizações interessadas em articular atividades relacionadas a cultura digital Campinas e Região. É organizado pelo Fórum de Cultura Digital de Campinas.

13 de fevereiro - 19h30
Local: CIS Guanabara - Armazém do Café - Salão Menor

Mais informações: www.culturadigitalcampinas.org.br
Contato: casa@culturadigitalcampinas.org.br

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp