ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

Cerâmica ganha exposição

no CIS-Guanabara

 

Trabalhos em diferentes técnicas ficarão expostos até 30 de agosto. A entrada é franca.

O CIS-Guanabara sedia de 9 a 30 de agosto Cerâmica em Foco, uma mostra que reúne diferentes técnicas de produção da arte cerâmica. Dentre as modalidades, está a técnica japonesa denominada Raku. São peças feitas por diferentes artistas de Campinas e região que expressam por meio do Raku sentimentos de leveza e tranquilidade, qualidades inerentes à cultura do Japão. O Raku surgiu em Kyoto como uma cerimônia de queima de Chawan (xícaras), utilizadas no ritual do chá, Chanoyu. “Essa produção artística está muito ligada a uma meditação e por isso não deve ser considerada como uma simples técnica, mas como um cerimonial de queima”, explica a expositora e curadora da exposição Cris Rocha. A vernissage será dia 9 de agosto, das 17h00 às 21h00, na Galeria do CIS-Guanabara.

A curadora explica que após o final da guerra, ceramistas ocidentais conheceram os mestres japoneses e assim o Raku ganhou o ocidente e encantou a todos pela rapidez da queima e o contato do ceramista muito próximo ao fogo. Por onde o Raku passou, recebeu algumas modificações e dentre elas se encontra o Horse Hair uma modalidade que utiliza a crina de cavalo, lã de ovelha, pena de galinha e cabelo para impressionar a peça recém saída do forno. “Por essa razão, cada obra é única”, explica Cris Rocha.

Diferentes técnicas de produção da arte cerâmica serão expostas em agosto no CIS-Guanabara 

 

A exposição conta com trabalhos em diferentes técnicas produzidos pelos artistas Carla Picchio, Cris Couto, Cris Rocha, Darly Pellegrini, Ely Satie Ito, Flavia Pircher, Guza Amad, Luciana Thomaz, Regina Nogueira, Rogerio Antonio Carvalho Silva e Ruben Alekxander.

A mostra estará aberta ao público de 10 a 30 de agosto, segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 e sábados e domingos das 9h00 às 17h00. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

Cerâmica em Foco tem a coordenação da agente cultural do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros. A exposição tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. A entrada é franca.

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp