ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

CIS-Guanabara integra o programa Roda SP

 

Passageiros farão visita guiada percorrendo aspectos da história da antiga estação de trem

  

No próximo dia 21, a partir das 8h30, o CIS-Guanabara passa a integrar o Roda SP, programa desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo que visa promover o turismo em Campinas e cidades que compõem o Circuito das Águas. A Estação Guanabara, muito além de uma plataforma de embarque e desembarque de passageiros, torna-se um espaço onde os viajantes poderão fazer uma visita guiada, conhecendo aspectos da história do patrimônio ferroviário existente na cidade. O programa, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, se estende até 6 de julho, passando por Campinas, Águas de Lindoia, Serra Negra, Socorro, Amparo e Jagariúna. O valor da passagem (ida e volta) é de R$ 10,00. No CIS-Guanabara, as visitas guiadas serão realizadas nos dias 21 de junho e 05 de julho pelo estudioso da história de Campinas, Wagner Paulo dos Santos e pela agente Cultural do CIS, Flávia Moraes Salles.  

Criado em 2011, o Roda SP promove viagens aos visitantes e moradores do estado por meio de roteiros turísticos de ônibus, organizados e de baixo custo. A ação é itinerante, com a realização de circuitos turísticos em ônibus de turismo percorrendo diversas regiões, acompanhando o fluxo de turistas em eventos, períodos de alta temporada e de férias. A iniciativa, inédita no país, estimula o conhecimento do próprio estado, sua história e aspectos dos patrimônios culturais e ambientais. No Circuito das Águas, o Roda SP já esteve em julho de 2013, integrando as nove cidades do roteiro. A inclusão de Campinas, mais especificamente da Estação Guanabara, é uma das novidades dessa edição.

Um pouco de história – Por volta de 1890, havia na Estação Guanabara apenas uma casa para guarda e uma porteira. Conforme o relatório da Mogiana de 1891, ali se construiu uma estação e um armazém, no local chamado Guanabara. Inaugurada em 1893 como plataforma alternativa para desafogar a estação de partida original (Cia. Paulista), por alguns anos recebeu também os trens da Sorocabana que chegavam da Funilense ou de Mairinque pelo ramal de Campinas, com 13 linhas, caracterizando o intenso movimento de passageiros e mercadorias.

Localizada na praça Mauá, ao lado do Instituto Agronômico de Campinas, a estação guarda memórias dos áureos tempos campineiros, que perduraram até final dos anos 70. Dali em diante o que se assistiu foi o sucateamento das ferrovias. O complexo da Guanabara já não operava, e se tornou moradia para muitos desabrigados. Em 2008, após a restauração e tombamento pelo Condepacc (2004), o espaço foi recriado em uma proposta de Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, idealizado, vinculado e mantido pela, então, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC-Unicamp, hoje ProEC). Para o sociólogo e diretor do CIS, Marcelo Rocco, a inclusão do CIS-Guanabara no roteiro do Roda SP é o reconhecimento da importância desse espaço na memória histórica de Campinas e do próprio estado. “No início deste ano, a Estação Guanabara se tornou patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo, tombada pelo Condephaat, de modo que essa parceria com a Secretaria Estadual de Turismo é o reconhecimento da sua importância como um Centro Cultural, preocupado não apenas em preservar e conservar o patrimônio, mas também de proporcionar condições para o desenvolvimento de projetos de educação, cultura, lazer e emancipação humana por meio de ofertas públicas à comunidade de Campinas e região metropolitana”, afirma.

Roteiro tem início no CIS-Guanabara, com visita guiada. Bilhete (ida e volta) custa R$ 10,00.

 

Sobre a operação – Os roteiros vão funcionar de 21/06 a 06/07, de terça a domingo. Terças, quintas e sábados, os ônibus seguem para Serra Negra e Amparo. Quartas, sextas e domingos, com destino a Águas de Lindóia e Lindóia. Os embarques ocorrem sempre às 9h00 no CIS Guanabara, que também é ponto de venda de passagens.

Em dias de jogos do Brasil da Copa do Mundo 2018 não haverá saída dos ônibus (dia 22 e 27/6 já confirmados). Nesses dias, os pontos de venda terão horários especiais. O valor de 10 reais dá direito apenas ao bilhete do Roda SP. Custos com almoço e ingressos de atrativos não estão inclusos.

Mais Informações:

www.facebook.com.br/programarodasp

www.instagram.com/programarodasp

www.rodasp.com

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp