Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

 I CICLO DE OFICINAS – Comunicação Digital para Mulheres Populares – Capacitação para uso de Tecnologias e Mídias

O I Ciclo de Oficinas está sendo realizado de 16 a 20 julho no CIS-Guanabara, e é coordenado pela Associação de Promotoras Legais Populares Cida da Terra em parceria com o Coletivo Marcha das Vadias de Campinas, entidades feministas que atuam na RMC.  O objetivo é estimular e empoderar mulheres populares para que se apropriem das novas tecnologias e mídias e assim intensifiquem a organização e luta pelo fim da violência, do machismo e de todas as formas de opressão.

Participam desse ciclo, dez mulheres vindas de grupos de bairros, pastorais, Promotoras Legais Populares, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, entre outras.  As oficinas estão sendo ministradas por Helena Fonseca mestranda do IG/UNICAMP e Bruna Zanolli, graduada em Artes Visuais pelo IA/ UNICAMP.

Já no primeiro dia, as participantes fizeram depoimentos significativos, demonstrando seus limites no campo da comunicação digital. Graças Gomes, poetiza popular declarou: “Já tenho meu primeiro livro  editado, porém,  a maioria das poesias que fiz na vida se perderam...  Por  não saber utilizar bem o computador, muitas vezes tive que pagar    para digitar minhas  poesias  e algumas das pessoas que digitaram, não deram a devida atenção a minha arte.  ... Meu sonho é ter um blog ou facebook e saber mexer ”.

As oficinas fazem parte de um projeto mais amplo de Comunicação e Acessibilidade Digital para Mulheres Populares e, as entidades que coordenam acreditam que a educação e a cultura sexista é um dos entraves para que mulheres populares rompam as barreiras da tecnologia. Acreditam também que, com parcerias solidárias e doações de alguns notebooks (de segunda mão) poderão estender o projeto para mulheres de bairros e comunidades mais distantes.

O Ciclo de Oficinas conta com o apoio do CIS-Guanabara, Rádio Muda e do STU-Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP.

Contato: promotoraslegaispopulares@yahoo.com.br           

  Por: Magali Mendes

CIS-Guanabara UNICAMP

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp