Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco         |         Notícias


Campinas,  de 2018

CIS-Guanabara exibe doc sobre o Brasil que pedala

 

Evento será no próximo sábado,

Dia Mundial Sem Carro. A entrada é franca

 

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado anualmente em 22 de setembro, o CIS-Guanabara em parceria com o portal Bike é Legal, promove no próximo sábado, às 19h30, a exibição do filme Elo Perdido - O Brasil que Pedala. Dirigido pela arquiteta, jornalista e biker Renata Falzoni, o documentário foi produzido inteiramente em bicicleta, sem o uso de automóveis, e retrata lugares onde a bike resiste como alternativa de transporte para milhares de trabalhadores.

O evento tem o intuito de fomentar a cultura da bicicleta, trazendo a filmagem para alimentar uma roda de conversa em que seja dialogada a ciclomobilidade na cidade. O filme mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Da pequena Afuá-PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros e Elo Perdido investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

Além das telonas, o documentário de Renata Falzoni também está disponível para exibições agendadas de forma gratuita na plataforma Videocamp. Para organizar uma sessão, basta cadastrar-se no site e estar de acordo com o termo de compromisso, que pede algumas informações como local e data da exibição, além de uma lista de espectadores presentes e registro fotográfico do evento.

 

Documentário propõe uma reflexão sobre o uso da bike como meio de transporte no país

 

A ideia do Bike é Legal é ampliar o alcance desta obra, fomentando o debate sobre o acesso à cidade e as políticas públicas em prol da mobilidade ativa. Mais do que um meio de transporte e lazer, a bicicleta é uma importante ferramenta de desenvolvimento social, econômico e cultural.

Criado por Renata Falzoni, Bike é Legal é um portal sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. A proposta é oferecer informações abrangentes sobre bicicleta. Notícias, vídeos, fotos, artes, ideias, questionamentos, discussões e reivindicações integram a pauta do site que também apresenta ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2018 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp