ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco


Campinas,  de 2017

Gare torna-se castelo do conde Barba Azul

 

 

O CIS-Guanabara foi palco, nesse fim de semana, de três apresentações da peça teatral Barba Azul. O espetáculo, produzido pelo Núcleo Carochinha de Teatro, e orientado pela professora Verônica Fabrini, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp.

A chuva e o frio não foram obstáculos para presença do público que lotou a gare da Estação Guanabara. “Foi surpreendente e, ao mesmo tempo, uma satisfação muito grande ver o resultado final do trabalho”, avalia Verônica Fabrini. “Como professora e orientadora desses alunos, acompanhei todo o processo dessa produção. Observo que a cada apresentação, aumenta a preocupação do grupo em melhorar a estética, imprimir um tom poético, enfim, de lapidar o trabalho”.

 

.

Apresentação da peça Barba Azul: os diferentes espaços do CIS-Guabanara tornaram-se
palco para um público que se movimentou junto com os atores
(Fotos: Maycon Soldan)

Não por acaso esses alunos venceram o edital Proac – Primeiras Obras de Produção de Espetáculo e Temporada de Teatro, instituído pela Secretaria Estadual de Cultura. Trata-se de um processo de seleção muito rigoroso em que participam grupos de todo o Estado em busca de apoio financeiro e de posterior visibilidade por meio de apresentações em diferentes espaços dentro e fora do município onde está sediado o grupo.

“A preocupação dos alunos em exercitar a dramaturgia, a direção, enfim, em aprofundar o trabalho de formação continuada me deixa tranquila em relação ao que vem pela frente. Sei que o grupo, no andar da carruagem, no contato mais próximo com o público, vai ganhando forma e assim vai se preparando cada vez mais para os desafios profissionais que estão por vir”, avalia Verônica. Quanto ao CIS-Guanabara como palco de espetáculos dessa natureza, Verônica afirma que se trata de um espaço privilegiado, de memória, de diálogo constante com a arquitetura. “É um espaço aberto que estimula a imaginação do público”. Reforça a ideia de que possibilita uma troca direta com a cidade, sem a necessidade ter de levar o público ao campus para ter contato com a produção cultural da Universidade.

 

Professora Verônica Fabrini, orientadora do grupo: “É notável a evolução dos atores.
O trabalho ganha forma, e cada vez mais, mostra um tom poético”
(Foto: Antonio Scarpinetti)

A opção por apresentar o espetáculo numa gare de trem vai ao encontro de experiências do Núcleo Carochinha de Teatro. A proposta vista no final de semana foi explorar o espaço proporcionando ao público a possibilidade de se inserir no castelo do conde Barba Azul. “A relação dos atores com o espaço é um dos pontos mais trabalhados nessa nova versão do espetáculo, mais madura e consciente de suas escolhas estéticas”, salienta diretora Julia Prudencio sobre esse espetáculo que teve estreia em dezembro de 2016 e que volta repaginado.

A peça, que agora seguirá uma nova agenda de apresentações, também como contrapartida do edital Proac, mostra a história de Cecília, uma jovem de apenas 17 anos que vivia com sua mãe e irmã em uma pequena vila até que um homem muito rico pede a mão da menina em casamento. A vida de Cecília muda totalmente. Ela descobre na noite de núpcias que o noivo, que até então mostrava-se gentil, era, na verdade, meio homem, meio lobo.  Começa aí, a saga de Cecília para enfrentar uma nova realidade.

 

Ficha Ténica:

Direção: Julia Prudencio. Orientação: Verônica Fabrini. Apoio Musical: Marcelo Onofri. Dramaturgia: Sofia Fransolin. Fotografia: Maycon Soldan. Concepção de luz: Georgia Tavares e Karen Mezza. Técnicos: Francisco Barganian, Karen Mezza e Ton Ribeiro. Operação de Luz: Julia Lacerda e Ton Ribeiro. Operação de Som: Antonino Vaz

Produção de Espaço: Ana Carolina Madrigrano. Elenco: Alexandre Guidorizzi, Bruna Aquino, Bruna Schroeder, Julia Prudencio, Karen Mezza, Sofia Fransolin e Victor Ferrari.
Mais informações pelo link:
https://www.facebook.com/NucleoCarochinhaTeatro

 

 

 

 
 
 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2017 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp