Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

Mulheres de Movimentos Sociais se reúnem no CIS-Guanabara

Na última quinta-feira (21), reuniu-se no CIS-Guanabara a representação feminina de diversos movimentos sociais, dentre elas, representantes dos movimentos feministas, de saúde, educação, cultura, sindicalistas e profissionais do sexo.

Com o objetivo de discutir ações conjuntas para propor e exigir políticas de enfrentamento à violência contra a mulher na Região Metropolitana, as representantes assinalaram diversas dificuldades que se tem para obter dados regionais sobre a condição de vida das mulheres e, especificamente sobre a violência doméstica, urbana e sexual exercidas contra as mulheres.

Segundo as mesmas, no setor público o Caism da Unicamp é o que mais tem contribuído com pesquisas e tratamento das mulheres que sofrem violência, porém, numa região metropolitana como a de Campinas, será necessário mais esforços e vontade política para sanar questões como a da violência contra a mulher na sua prevenção e tratamento. Também é necessário que, questões como o enfrentamento da pobreza e da geração de renda entre as mulheres, contribua diretamente na prevenção da violência, para isso, as mulheres dos movimentos sociais pensam que o poder público deveria trabalhar em redes e consórcios e que, as universidades da região pudessem contribuir com pesquisas, análises e na capacitação de profissionais.

Foram convidadas para a esta reunião Gláucia Fraccaro, da SPM - Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e Ellen Rodrigues do Sindicato dos Médicos de Campinas. O objetivo do convite, segundo as participantes, foi o de estreitar uma relação mais direta entre as mulheres dos movimentos sociais com setores que podem contribuir com ações mais articuladas com a sociedade civil e o Estado.  

No próximo dia 25 de junho, às 13 horas, essas mulheres estarão participando da Audiência Pública/CPMI - da violência contra a Mulher, que será realizada na Universidade Mackenzie – Av. Brasil 1220, Jardim Guanabara. Trata-se de audiências da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito que estão sendo feitas em todo país e que, na região Metropolitana de Campinas é organizada pelas deputadas Estadual Ana Perugini; Célia Leão e a deputada federal Aline Correa.

O CIS-Guanabara, reafirmou às presentes que, está aberto para as agendas coletivas dos movimentos sociais.

Por: Magali Mendes

 Inclusão Social - Parcerias e Projetos

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp