Inicial    |    Institucional    |    Equipe    |    Projetos Permanentes    |   Nossos Espaços    |    Fale Conosco


Campinas,  de 2012

Casa da Cultura Digital de Campinas será inaugurada dia 28

Campinas, uma cidade conhecida como polo de inovação e tecnologia, recebe no dia 28 de agosto, às 18h30, um espaço para pensar coletivamente a cultura digital e os dilemas da sociedade contemporânea: a Casa da Cultura Digital de Campinas. Trata-se de um espaço aberto para grupos e pessoas interessadas em promover e participar de projetos, oficinas, eventos e engajamento político nos temas relacionados à cultura digital na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A cerimônia de inauguração é aberta ao público e será realizada na Sala Multiuso do Centro Cultural de Integração e Inclusão Social (CIS-Guanabara). Um dos organizadores do evento é o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), órgão da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp.

Na inauguração, que será transmitida ao vivo, está previsto um debate que responderá a questão: O que são casas de cultura digital? O debate contará com a participação de membros das Casas de Cultura Digital de São Paulo, do Pará, de Porto Alegre e de Campinas.

Atividades - A Casa, que já conta com um laboratório com 10 computadores e acesso a inúmeros recursos e equipamentos, promoverá, principalmente, três tipos de atividades. Primeiro, agirá com uma incubadora de projetos de desenvolvimento e formação de longo prazo incluindo Mapeamento Colaborativo, TV Web e o projeto Jovens Hackers, este último focado na introdução à programação e computação de alto nível para jovens de baixa renda. Segundo, oportunidades de introdução prática a temas variados através de oficinas de curta duração. Terceiro, fomentará debates, palestras e discussões em torno de temas relevantes. Ainda em 2013 oito oficinas serão ofertadas e realizadas incluindo: Aplicativos Multimídia Livre, Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo, Introdução ao Crowdfunding e Introdução a publicações em EPub.

Iniciativa e apoio - A construção do espaço nasceu através da parceria entre o Fórum de Cultura Digital de Campinas e Região, um coletivo que desde 2011 fomenta eventos e debates sobre questões de cultura digital, e o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), que tem vocação para agregar a reflexão acadêmica voltada para as demandas sociais. O novo espaço é apoiado pela Casa de Cultura Fazenda Roseira, CDI-Campinas, CIS-Guanabara, CLE/Unicamp, coletivo Cultura Campinas, coletivo Socializando Saberes e Nied/Unicamp, entre outras organizações e indivíduos.

Ainda este ano a Casa deve promover um debate sobre o III Fórum da Internet e sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O site da Casa deve ir ao ar em 28 de agosto.


A organização do evento agradece o apoio cultural da Panificadora São Judas Tadeu.

 

 

 

 

  • SERVIÇO

Evento: Inauguração da Casa da Cultura Digital de Campinas
Dia: 28 de agosto de 2013
Hora: 18h30
Local: CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira 829), Botafogo, Campinas
Site do evento: http://culturadigitalcampinas.org.br
Transmissão (ao vivo) no link:  http://socializandosaberes.net.br
Informações: telefone 19-8124-8241 ou e-mail tel@amiel.info

 

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2012 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp