ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco


Campinas,  de 2017

Rio Tietê é tema de peça teatral no CIS-Guanabara

 

O público que se dirigir ao CIS-Guanabara no próximo domingo (27 de agosto) terá a oportunidade de conhecer um Rio Tietê diferente. Além daquela imagem de um rio poluído, sem vida, maltratado pelas pessoas, o Tietê torna-se personagem do espetáculo teatral Rio Que Passa Lá, montagem do grupo Último Tipo que poderá ser vista gratuitamente a partir das 16 horas. A peça, que integra a Mostra O Teatro para a Sua Criança, é produzida pelo Coletivo Joaquina e conta com a parceria do CIS-Guanabara.

 Peça teatral Rio Que Passa Lá mostra, de maneira educativa,
as diferentes faces do Tietê
(Foto: Samuel Lorenzetti)

Destinado ao público infanto-juvenil, o espetáculo focaliza aspectos de um Tietê pouco explorado e que muitas vezes vive apenas na memória das pessoas que têm uma forte relação com o rio. Para dar alegria a este conto, a peça apresenta festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo Tietê. Samba-lenço, catira, cururu e música indígena são alguns dos ritmos apresentados durante o espetáculo. “A trilha do espetáculo foi composta a partir dos ritmos tradicionais do estado de São Paulo, sobretudo a moda de viola e o samba-lenço, sem deixar de prestigiar ritmos universais como o reggae, ou brasileiríssimos como o frevo e o choro”, explica Herica Veryano, diretora e atriz do Coletivo Joaquina.

 Rio Que Passa Lá tem o rio Tietê como o personagem principal. Conta a sua trajetória pelo estado de São Paulo, através de várias lendas que remontam a época das monções, festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas por ele. “Os atores personificam o rio, que passa a ser um viajante que em cada lugar por onde anda é visto de uma forma”, afirma Herica Veryano. No entanto, para não perder o foco educativo, a realidade do Tietê é trazida para o palco: em um ponto ele é jovial, cheio de vida e alegria, em outro ele é visto como um louco, um andarilho e está quase morto.

 “A apresentação desse espetáculo tem como objetivo oferecer ações teatrais de maneira pontual para que a população participe de produções dessa natureza”, afirma a produtora cultural Silvana Di Blasio, responsável pela Mostra O Teatro para a Sua Criança. “Queremos que a Estação Guanabara torne-se mais um espaço de referência na cidade em apresentações de teatro para o público infanto-juvenil”, acrescenta.

O Rio Tietê torna-se personagem e incorpora características
das cidades por onde passa
(Foto: Samuel Lorenzetti)

Ficha técnica:

Texto: Velu Carvalho. Direção: Déo Piti. Direção de Atores: Newton Murce. Preparação Corporal: Renata Oliveira. Figurinos: Déo Piti. Cenário: Último Tipo. Iluminação: André Salvador. Música: Déo Piti e Jara Carvalho. Gravações: Estúdio PH Mix (Théo e Anselmo Carvalho)

 Serviço:

Data: 27 de agosto (domingo).

Horário: 16h00.

Local: CIS-Guanabara.

Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (Estacionamento gratuito no local).

Entrada: gratuita

 

 
 
 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2017 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp