ieira


Inicial         |         Institucional         |         Equipe         |         Agendamento       |         Fale Conosco


Campinas,  de 2017

Olhar contemporâneo sobre técnicas antigas

 

Ex-aluna do Instituto de Artes ministra Oficina de Pintura e Bordado no CIS-Guanabara

 

        O CIS-Guanabara realizou no dia 29 de agosto (terça-feira) mais uma etapa do Projeto “Encontro com Artistas”. A artista visual Júlia Stradiotto, recém formada pela Unicamp, ministrou a atividade para cerca de 20 alunos que buscavam conhecer técnicas que reúnem a arte da pintura e do bordado. “A ideia é trabalhar com as novas possibilidades que a linha e a agulha podem nos oferecer, desenvolvendo maneiras para explorar o universo do desenho e pintura sobre papel”, afirma Julia.

Julia Stradiotto: o trabalho apresentado nessa oficina é um desdobramento do meu projeto de TCC (Foto: Sérgio de Souza Silva)

 

        Segundo a artista, oficina dessa natureza possibilita mostrar aos alunos um olhar contemporâneo sobre técnicas antigas como o bordado e a pintura. Julia também ressalta a oportunidade para o exercício de uma atividade didática. “Posso experimentar maneiras de transmitir para os alunos um pouco do conhecimento que adquiri como aluna no Instituto de Artes da Unicamp. O conteúdo ministrado nessa oficina é um desdobramento do meu TCC, uma técnica que iniciou no primeiro ano de faculdade e que vim lapidando ao longo da graduação”, afirma Julia. A experiência também serve como projeto piloto para a jovem artista que já tem agendada oficina semelhante no Sesc.

.

Oficina de Pintura e Bordado permitiu aos alunos contato com técnicas desenvolvidas em aulas de graduação durante curso no IA (Fotos: Sérgio de Souza Silva)


        O projeto Encontro com Artistas é uma iniciativa do CIS-Guanabara em conjunto com o CDC-Unicamp e tem como objetivo realizar oficinas mensais com artistas plásticos jovens e experientes, de Campinas e região, oriundos ou não da Unicamp. A proposta é oferecer à sociedade a oportunidade de ter contato com artistas que utilizam diferentes técnicas para a criação e o desenvolvimento da arte. A coordenação da oficina é da técnica em museologia Cristina Amoroso Lima Barros e do técnico administrativo Fábio Cerqueira. Segundo Cristina, a oficina, além de oferecer aos alunos a oportunidade conhecer diversas técnicas de arte, permite aos artistas o contato direto com a sociedade, algo não muito presente em atividades, não raro, marcadas pelo trabalho de criação individual.

 

 

Melhor visualizado com resolução 1280X1024

© 2017 - Cis Guanabara / Preac / Unicamp