Casa dos Saberes Ancestrais Unicamp

Ciclo de Conversas da "Casa dos Saberes Ancestrais" acontece na Casa do Lago

A Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) convida a todos para a abertura do Ciclo e Conversas da "Casa de Saberes Ancestrais da Unicamp", que acontece no dia 28 de agosto de 2019, às 14h00, no Auditório III do Centro de Convenções da UNICAMP. Na ocasião receberemos o representante indígena Ailton Krenac e Claudia Wanderley do CLE-Unicamp.

Ailton Krenak

É um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas no Brasil, ocorrido a partir do final de 1970. A sua atuação tem sido fundamental para a luta pelos direitos indígenas e a criação de iniciativas como a União das Nações Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta. Ailton é um pensador acurado e original das relações entre as culturas amerindias e a sociedade brasileira, criando reflexões provocativas e de largo alcance.

Claudia Marinho Wanderley

Possui Graduação em Letras Português pela Universidade de Brasília (1992), Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pos-Doutorado na Universidade Paris 3, SYLED-TAL em Linguistica Computacional. Chairholder UNESCO Chair Multilingualism in Digital World (2007-2009) . Atualmente da carreira de Pesquisadora no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Trabalha com fortalecimento de línguas, culturas e epistemes locais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Filosofia da Linguagem e Filosofia. Temas: tecnologia da linguagem, política da produção do conhecimento, divulgação científica, crítica epistemológica, processos de individuação.

Mais informações: https://www.proec.unicamp.br/eventos/casa-dos-saberes-ancestrais-unicamp