— NOTÍCIAS

CIS-Guanabara abriga 1º. Salão Del Pires de Artes Visuais de Campinas

Diferentes linguagens e temáticas, pintura ao vivo, atividades infantis, filmes e food trucks integram a programação



O calendário cultural de Campinas ganha um grande e importante evento a partir desse ano. No período de 24 a 27 de outubro o CIS-Guanabara será sede do 1º. Salão Del Pires de Artes Visuais de Campinas, iniciativa com uma vasta programação que reunirá artistas da cidade e da região com trabalhos em pinturas, fotografias, cerâmicas, desenhos, esculturas, intervenções, instalação e grafites. Palestras, oficinas, pinturas ao vivo e exibição de documentários sobre artes visuais integram a programação. A abertura ocorre no dia 24, às 19h00, com a performance do artista Milton Mariano. A entrada é franca.

          “O evento consiste numa grande possibilidade de divulgação de inúmeros artistas da região que não têm oportunidade de mostrar suas produções”, afirma o artista plástico e organizador do salão, Sandro Del Pires. Ele ressalta que o público presente terá oportunidade de observar e vivenciar durante os dias 25, 26 e 27 grande variedade de linguagens, técnicas e temáticas das artes visuais produzidas por artistas locais. Durante o evento, estão previstas palestras abertas ao público em geral permitindo uma discussão sobre o estado da arte da produção artística visual na cidade. Sandro lembra que algumas oficinas serão ministradas pelos artistas focalizando, dentre outras questões, o processo de criação e de produção de seus trabalhos. A interatividade será outro diferencial desse evento: o público poderá interagir diretamente com as artes visuais de forma prática e emocional, participando das atividades de pintura, desenho e fotografia. Todo material exposto estará disponível para venda.

Exposições, oficinas e palestras estão na programação do 1º. Salão de Artes Visuais de Campinas  durante quatro dias no CIS-Guanabara

Outra novidade desse evento em relação a iniciativas dessa natureza será o Live Paiting que consiste em pinturas ao vivo em quadros, telas, painéis e no corpo humano. Também serão realizadas oficinas de tábua de queijos, de modelagem de pratos, demonstração de construção de elefante em terracota, demonstração de torno e queima de Raku Horse. O público infantil também terá espaço durante o salão. Além da oficina de torno, será realizada uma oficina de pintura que envolve pais e filhos. Serão exibidos dois filmes que têm a arte como mote: Frida e Cidade Cinza. Durante toda a programação, food trucks estarão no local com diversas opções.  

          No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação do agente cultural Flávio de Almeida Prado, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

          Mais informações e programação completa do evento.