CIS-Guanabara e Fundação Educar oferecem oficinas para alunos de escolas públicas

Projeto visa formação em protagonismo, competências socioemocionais, cidadania ativa e produção audiovisual

Aos poucos, o novo normal vai se instalando nos espaços de ensino, pesquisa e extensão da Unicamp. No CIS-Guanabara, a rotina de atividades presenciais ganha uma iniciativa de peso com o início, no próximo dia 13, das atividades da Academia Educar 2022. A partir desse dia, 60 jovens de 15 a 18 anos participarão de uma série de oficinas de protagonismo, competências socioemocionais e produção audiovisual. Elas ocorrerão até a primeira semana de novembro, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 16h30.

As oficinas e projetos-desafios têm o objetivo formar jovens capazes de transformar a realidade de suas escolas e comunidades. Entre as propostas, estão o desenvolvimento de habilidades para o futuro, o autoconhecimento, a comunicação, o pensamento crítico, a criatividade e a cidadania ativa. A metodologia da Academia Educar tem como base os quatro pilares da educação definidos pela Unesco: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer. Outro destaque desta edição será o segmento audiovisual. A ideia é que os jovens recebam uma formação inicial e aprendam a utilizar ferramentas de produção de conteúdo nesse campo.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, a parceria com a Fundação Educar permitirá que convênios e ações educacionais de longo prazo ocorram no espaço do CIS-Guanabara. “Essa iniciativa possibilita que a Universidade atue de forma mais próxima à comunidade, segundo sua vocação de contribuir para o desenvolvimento humano da cidade e de sua região metropolitana”.

Para o sociólogo e diretor do CIS-Guanabara, Marcelo Rocco, o que levou à formação da parceria foi a natureza da proposta. “Trata-se de um projeto de educação para a cidadania que conflui com a missão do CIS-Guanabara, que é promover ações socioeducativas para a emancipação da causa humana. O Centro Cultural tem um ambiente propício para esses jovens, pois oportuniza a coexistência com outros públicos e linguagens, promovendo uma experiência sólida, com significados que ultrapassam o simbólico."

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, a parceria com a Unicamp tende a engrandecer um trabalho iniciado em 1989. “Desenvolver o projeto com o CIS-Guanabara agregará valor à proposta, pois é um espaço que pode ampliar a visão de mundo do jovem. A interação com outros espaços permite que ele saia de seu território, muitas vezes de vulnerabilidade, para ter outro tipo de experiência. Ele passa a ocupar outro espaço importante quando sai da escola do seu bairro e realiza atividades no centro cultural de uma grande universidade”.

Cristiane acredita que a riqueza do projeto está em seu olhar atualizado, horizontal e significativo, uma construção de jovem para jovem. “Nossas oficinas promovem o diálogo aberto e a interação entre jovens sobre os mais diversos temas”. E acrescenta: “a essência do que acreditamos é a percepção do quanto a educação pode transformar. Além de formar cada indivíduo, a educação nos ajuda a conviver, exercer a cidadania, nos tornar capazes de transformar nossa vida, nossa comunidade, nosso país”.

Os jovens integrantes da Academia Educar 2022 passaram por três etapas: inscrição, elaboração de redação e realização de dinâmica. Em parceria com as Diretorias de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, a Academia atuará ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, oferecendo vale-transporte, alimentação no local, camiseta e certificado.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades. Buscam também promover habilidades para que os jovens sejam agentes de mudança para um futuro melhor.

No CIS-Guanabara, o projeto é coordenado pela agente cultural Maria Cristina de Barros. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Unicamp.

O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas. Há estacionamento gratuito no local.

Outras informações.