— NOTÍCIAS

CIS-Guanabara é palco do ritmo contagiante da música árabe

Dabke na Estação tem apresentação gratuita no dia 29 de setembro, partir das 15h00



A palavra Dabke significa bater o pé no chão. Sua origem está relacionada às necessidades dos povos árabes de reparo e construção dos telhados de suas casas que eram feitas de barro. Os donos das casas juntamente com seus vizinhos reuniam-se sobre a laje das residências. Segurando as mãos e formando uma fila batiam com seus pés sobre o teto para reacomodar o barro. Com o tempo, esse ritual de ajuda mútua se tornou conhecido como Daloonah, uma forma improvisada de cantar e dançar o Dabke. Posteriormente, instrumentos como o Derback, Nay, Tabal e o Mijwiz foram incorporados a fim de estimular os homens expostos ao tempo frio a produzir mais energia. Com o passar do tempo, o Dabke tornou-se uma das mais famosas tradições do Líbano. Uma pequena mostra dessa cultura poderá ser vista na apresentação Dabke na Estação que ocorre no próximo dia 29 (domingo), das 15h00 às 17h00, na gare do CIS-Guanabara. A entrada é franca.

A dança faz parte do folclore de países como Líbano, Síria, Palestina, Jordânia e em regiões do Iraque e Arábia Saudita, além de algumas tribos de beduínos que viveram perto do Líbano. No Brasil, o Dabke estilo libanês é o que mais predomina, devido a grande imigração ocorrida entre os séculos XIX e XX. Essa predominância não ocorre por acaso: o Brasil é o país com maior concentração de libaneses e descendentes fora do Líbano.

Evento no CIS-Guanabara apresenta o ritmo alegre e marcante da música árabe

 

O Dabke é dançado em grupo por uma longa linha de pessoas (sem distinção alguma de sexo ou idade) que se dão às mãos e se movem em círculo aberto, ou ao longo de uma extensa linha. Segundo um dos organizadores do grupo, Sérgio Sauda, os integrantes dançam acompanhando o ritmo da música forte e animada, marcando o tempo da melodia batendo com os pés. Mas também pode ser dançado em dupla ou até mesmo solo. “O Dabke representa a união e é dançado com muita alegria. No Brasil, muitas apresentações ocorrem em confraternizações, como aniversários e casamentos”, afirma Sauda.  

No CIS-Guanabara, a apresentação, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).