— NOTÍCIAS

Coletivo de artistas lança projeto em live com música, dança, poesia

A festa será na próxima segunda-feira (31/08), a partir das 19h



| Autor: Gabriela Villen

 

Teatro de rua, contação de histórias, palhaçaria, dança do ventre, dança cigana, pintura, designe ecológico, multimídia, yoga, jardinagem e muita música são alguns dos saberes que serão compartilhadas pelos artistas do coletivo Arvorecer de Casa em Casa. O projeto, realizado em parceira com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), grupo de pesquisa (CNPQ) multiTÃO, Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp, será lançado na próxima segunda-feira (31), às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. A festa virtual contará com a participação de Bené Fonteles, Tetê Espíndola e Cris Fuscaldo, além dos "semeadores" e "polarizadores" do coletivo.

 



De acordo com Márcia Tait, professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor, que é uma das "polinizadoras" do coletivo, o projeto inaugura um ambiente digital de colaboração criativa, pesquisa e divulgação, ao mesmo tempo que promove uma campanha de arrecadação de recursos. "Além de potencializar e visibilizar o trabalho desses artistas, o projeto visa uma campanha de arrecadação de recursos para essas pessoas que perderam sua renda desde o início da pandemia", explicou.

 

Márcia Tait, professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor


Serão compartilhados conteúdos inéditos, semanalmente durante um ano, produzidos pelos 20 artistas do coletivo. As contribuições poderão ser realizadas, a partir de R$10 por mês sendo R$30 o valor sugerido, pelo https://www.padrim.com.br/arvorecer.

Os trabalhos pretendem trazer também um pouco da experiência de produção artística nos espaços de confinamento provocado pela quarentena. "São conteúdos que estão sendo produzidos nesse ambiente. Mostram como viver, habitar artisticamente e produzir criativamente nesse espaço de confinamento em que estamos. Eles estão propondo também coisas que podemos fruir também nos nossos próprios confinamentos", comentou Márcia. Os primeiros materiais já estão disponíveis na plataforma do coletivo no Youtube.

Segundo a descrição do projeto, a iniciativa "pretende criar uma atmosfera de afeto e alegria, de estudo e movimento, de liberdade e solidariedade fazendo nascer pelas vias digitais uma floresta de escritas, vídeos, fotografias, desenhos, bordados, músicas, germinando novos modos de habitar, cuidar de si, dos outros e com os outros".

Conheça os semeadores do coletivo e seus polinizadores: https://arvorecercasa.wixsite.com/arvoreceremcasa/semeadores