— NOTÍCIAS

Coletivos se encontram em apresentação especial

Janacek Sistem e Coral Coromim se apresentam dia 6 de agosto, no Centro Cultural CIS Guanabara



Com a proposta de levar um pouco de lazer aos profissionais que estão na linha de frente da batalha contra a pandemia de Covid-19, o Coletivo Janacek Sistem criou o projeto “Arte para os trabalhadores da Saúde”, que consiste numa série de apresentações voltadas aos profissionais da Saúde. Para sua próxima apresentação, dia 6 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural CIS Guanabara, convidou outro coletivo, o Coromim. O encontro marca, também, os 25 anos do Coromim, grupo criado em 1997, com o objetivo de integrar pais, professores e amigos da Escola Curumim de Campinas, numa atividade lúdica e prazerosa como cantar.

Campinas tem tradição com grupos corais diversificados. O Coromim conta com integrantes cantores-atores e remanescentes do coral cênico Latex, que revolucionou a estética cênica e sonora dos anos 80, e teve como regentes Marcelo Onofri e o maestro José Eduardo Gramani.

Com regência do multiartista Coré Valente – idealizador, também, do Coletivo Janacek -, o Coromim ganhou experiência profissional, na construção dos espetáculos: Nóis no Trem (2003), no teatro do Sesc Campinas; Nóis na Fita (2008), no Teatro de Arte Ofício (TAO); Nóis na Chuva (2010), no Teatro da Cia Tugudum e Nóis na Estação (2018), no Centro Cultural CIS Guanabara.

“Para comemorar os 25 anos do Coromim e 100 anos da Semana de Arte Moderna, faremos uma apresentação integrada com o coletivo Janacek Sistem, que desenvolve ações artísticas de multilinguagem”, afirma Coré Valente.

A apresentação é permeada por textos narrados, música, dança, instalação cênica e performance. No repertório, pérolas musicais, com obras de Adoniram Barbosa, Caetano Veloso, Beatles, Roberto Carlos, Cantos dos índios Kraôs, Jackson do Pandeiro, entre outros sons universais.

O coletivo Janacek Sistem se apresentou, este ano, no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, na casa de cultura Andorinhas e nos centros de saúde Santos Dumont e do Centro, tendo como convidados: Bidi Rodrigues, Ramon Saba e Gabriel Saboya.O grupo, formado por Iara Medeiros, Ian Nai Medeiros e Coré Valente, desenvolve desde 2015, projetos de multilinguagens artísticas: performances, música, dança, circo, teatro, contação de estórias, narrativas, projeção de imagens e instalação cênica.

“A proposta do coletivo Janacek Sistem é cuidar de quem cuida, oferecendo um pouco de arte, que é o nosso ofício, para os trabalhadores da saúde”, resume Coré Valente.

O Coromim é composto pelos atores-cantores Rosana Brandão, Mila Cassiano, Raquel Ferreira, Delma Medeiros, Stella Vilela, Glaucia Ferreira, Fernando Andrade, Gabriel Celidônio, Silas Santos, Bidi Rodrigues e Nilson Antunes, com regência de Coré Valente.

Serviço

O quê: Coletivos Janacek Sistem e Coromim
Quando: 06/08/2022, às 19h
Onde: Centro Cultural CIS Guanabara (R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas)
Quanto: Evento gratuito