— NOTÍCIAS

Coromim e Janacek Sistem se unem em apresentação especial

Coletivos de canto e dança se reencontram em espetáculo, no próximo dia 26 de novembro, no Centro Cultural CIS Guanabara



Com a proposta de levar um pouco de lazer aos profissionais da saúde, para aliviar a tensão e o estresse, nesse momento tão difícil, pós crise sanitária e política, o Coletivo Janacek Sistem criou o projeto “Arte para os trabalhadores da Saúde”, que consiste numa série de apresentações voltadas aos profissionais da Saúde. Para sua próxima apresentação, dia 26 de novembro, às 19h, no Centro Cultural CIS Guanabara, convidou outro coletivo, o Coral Coromim. Esta é a segunda apresentação conjunta dos dois grupos no CIS Guanabara. A primeira experiência ocorreu dia 6 de agosto. O encontro marca, também, os 25 anos do Coromim, grupo criado em 1997, com o objetivo de integrar pais, professores e amigos da Escola Curumim de Campinas, numa atividade artística.


Campinas tem tradição com grupos corais diversificados. O Coromim, que tem uma proposta cênica-musical, conta com integrantes remanescentes do coral cênico Latex, que revolucionou a estética cênica e sonora dos anos 80, e teve como regentes Marcelo Onofri e o maestro José Eduardo Gramani.


Com regência do multiartista Coré Valente – idealizador e diretor, também, do Coletivo Janacek -, o Coromim ganhou experiência profissional, na construção dos espetáculos: Nóis no Trem (2003), no teatro do Sesc Campinas; Nóis na Fita (2008), no Teatro de Arte Ofício (TAO); Nóis na Chuva (2010), no Teatro da Cia Tugudum e Nóis na Estação (2018), no Centro Cultural CIS Guanabara.


“Para comemorar os 25 anos do Coromim, faremos uma apresentação integrada com o coletivo Janacek Sistem, que desenvolve ações artísticas de multilinguagem”, afirma Coré Valente.
A apresentação conjunta é permeada por textos narrados, música, dança, instalação cênica e performance. No repertório, obras de Adoniram Barbosa, Caetano Veloso, Beatles, Roberto Carlos, Cantos dos índios Kraôs, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, entre outros sons universais.
O coletivo Janacek Sistem se apresentou, este ano, no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, na Casa de Cultura Andorinhas, no Centro de Referência do Idoso e nos centros de saúde Santos Dumont e Centro, tendo como convidados: Bidi Rodrigues, Ramon Saba e Gabriel Saboya. O grupo, formado por Iara Medeiros, Ian Nai Medeiros e Coré Valente, desenvolve desde 2015, projetos de multilinguagens artísticas: performances, música, dança, circo, teatro, contação de estórias, narrativas, projeção de imagens e instalação cênica.
“A proposta do coletivo Janacek Sistem é cuidar de quem cuida, oferecendo um pouco de arte, que é o nosso ofício, para os trabalhadores da saúde”, resume Coré Valente.
O Coromim é composto pelos atores-cantores Rosana Brandão, Mila Cassiano, Raquel Ferreira, Delma Medeiros, Stella Vilela, Glaucia Ferreira, Rosângela Queiroz, Doc Miranda, Fernando Andrade, Gabriel Celidônio, Silas Santos, Bidi Rodrigues, Nilson Antunes e Carlos Lopes, com regência e direção de Coré Valente.


Serviço
O quê: Coletivos Janacek Sistem e Coromim
Quando: 26/11/2022, às 19h
Onde: Centro Cultural CIS Guanabara (R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas)
Quanto: Evento gratuito