Da academia para a galeria

Artistas visuais formados no Instituto de Artes da Unicamp fazem exposição no CIS-Guanabara

Sete jovens artistas formados em Artes Visuais pela Unicamp terão a oportunidade de apresentar no CIS-Guanabara um pouco daquilo que assimilaram nos bancos acadêmicos. Trata-se da exposição Sobre_Vivências que acontecerá no período de 5 a 26 de setembro na Galeria do Centro Cultural da Unicamp. A abertura, com entrada franca, ocorre no dia 4, às 18h00.

“O nome da mostra pode ser interpretado de duas maneiras”, afirma o curador e também expositor, Rafael Ghiraldelli. “A palavra ‘sobrevivências’ pode ser pensada como resistências pessoais que precisamos fomentar cotidianamente, na medida em que são desferidos ataques à cultura, à pesquisa científica, às pautas identitárias e à universidade pública”, explica. O curador acrescenta que a mostra também discorre o binômio ‘sobre vivências’, representado em sua pluralidade pela experiência particular e profissional de cada um dos participantes no âmbito da ilustração e de poéticas híbridas.

“Inspirada no ensaio do filósofo francês Georges Didi-Huberman, Sobrevivência dos Vaga-lumes, a mostra Sobre_Vivências apresenta-se como ponto convergente de pequenas luzes de expressividade artística atuantes em Campinas que afirmam em si a importância da diversidade de corpos, de ideias e de estéticas em meio a claridade ofuscante de projetos conservadores de poder em construção mundo afora”, explica Ghiraldelli. A exposição contará também com trabalhos dos artistas Amanda Moa, Caetano Capriolli, Debbie Garcia, Ioannis Fiore, Mari Moreti e Paula Chimanovitch.

No CIS-Guanabara, a mostra, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). A exposição pode ser vista na Galeria, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 e aos sábados e domingos das 09h00 às 17h00.