Encontro debate desafios dos grandes arquivos fotográficos

Evento reúne profissionais do Instituto de Artes da Unicamp, do Museu Paulista da USP e do Instituto Moreira Salles

| Autor: Fernando Barbosa

Os desafios de curadoria, classificação, restauro e conservação de arquivos fotográficos serão debatidos no seminário Aos Milhares, que acontecerá virtualmente na segunda-feira (26), a partir das 14 horas. A organização do evento é uma parceria do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, com o Museu Paulista da USP e o Instituto Moreira Salles (IMS), e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). O debate contará com a participação do diretor adjunto do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL), Aldair Carlos Rodrigues.

De acordo com Solange Ferraz de Lima, do Museu Paulista - USP, o evento apresentará alguns dos importantes desafios que fazem parte do trabalho de curadoria desses órgãos culturais e de muitas instituições. Para ela o tema ganhou importância com valorização da fotografia nas últimas décadas. “Temos que estar preparados para os novos desafios e trocar experiências, por meio de estudos de caso, como é o perfil deste evento. É um caminho muito frutífero”, disse ela.

Heloisa Spada, do IMS, ressaltou a oportunidade de juntar as experiências dessas três instituições e conhecer as estratégias de seus pesquisadores. "Certamente, se constituirá num momento enriquecedor para todos", afirmou.

O crescente processo de disponibilização online dos acervos será outro tópico do evento, conforme pontuou Iara Schiavinatto, do IA. Ela destacou a importância de se debater os modos de existência dos arquivos fotográficos, suas organizações, seus acessos, suas formas de difusão e seus usos - históricos, éticos, sociais, políticos, científicos, entre outras composições. “Este Seminário busca problematizar o arquivo fotográfico  em suas possibilidades de pesquisa, nas relações travadas no seu interior entre as temporalidades históricas, os significados, inclusive éticos, dos gestos que o fundam e organizam”, explicou. Para Schiavinatto, é uma oportunidade de reflexão para todos. “Cada um de nós é um fotógrafo amador em potencial e um fazedor diário de arquivos”, concluiu.

Guilherme Talarico, do Museu da Imagem e do Som de Goiás, Patrícia Câmara, do Arquivo Foto Bianchi, de Ponta Grossa (PR), e Aldair Rodrigues abrirão a programação, com a mediação de Heloísa Spada. Na sequência, a mesa será composta por Aline Lopes de Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, Bruno Roma, do Arquivo do Estado de São Paulo, e Solange Lima, com mediação de Iara Schiavinatto.

A forma virtual do debate é considerada pelas organizadoras como possibilidade de ampliar o alcance de público. “Esta forma, vence as distâncias geográficas”, citou Lima.