Esporte, transformação e juventude

| Autor: Camila Delmondes | Imprensa FCM

| Fotos: Divulgação FCM

| Edição de imagem: Renan Garcia

Esporte, transformação e juventude: palavras que descrevem a parceria entre a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL), a Atlética da Medicina Unicamp, e o Patrulheiros Campinas, organização da sociedade civil que atende jovens entre em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A parceria surge com o objetivo de promover o esporte entre alunos de Medicina da Unicamp e orientar a juventude, principalmente quanto à medicina preventiva.

"Destacamos a importância do Patrulheiros Campinas no apoio aos atletas da Medicina da FCM. Com um ambiente amplo e bem estruturado, a instituição tem fornecido espaços de treinamento para diversas equipes da Atlética”, disse o aluno do 2° ano da FCM e presidente da AAAAL, Pedro Fleury (Filé).

O presidente do Patrulheiros Campinas, Wesley Pacheco, falou sobre a alegria de ter a AAAAL treinando no Ginásio da instituição. "Esse é um espaço para a sociedade e a presença dos futuros médicos serve de estímulo para que nossos jovens um dia também sigam, quem sabe, essa trajetória", afirmou. Com o apoio às equipes, o Patrulheiros Campinas tem possibilitado que atletas se preparem para as competições. Oito times têm feito uso das quadras nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handebol, masculinos e femininos.

Os estudantes Mariana Armani, atual diretora de Extensão da AAAAL, e Lucas Figueiredo (Perna), antigo presidente da Associação e integrante do seu Conselho, destacam o compromisso da Atlética com a juventude. “Como instituição promotora do esporte entre estudantes, sabemos da importância de exercer um papel direto em ações voltadas para a comunidade”, disseram.

Os acadêmicos da Unicamp realizam uma série de atividades voluntárias com os adolescentes atendidos pelo Programa, muitos deles em situação de vulnerabilidade social. É o caso do Projeto Arrebol, orientado por Andréa Fraga, emergencista do Departamento de Pediatria.

Responsável pela mediação entre a Atlética e os Patrulheiros, Gustavo Fraga, do Departamento de Cirurgia, falou sobre o projeto de extensão da graduação da FCM: “Essa parceria reforça o compromisso de ambas as instituições com o esporte, o ensino e a preparação de jovens para o futuro, incentivando o engajamento em causas nobres para uma sociedade mais consciente e responsável”, destacou.