Hemocentro lança campanha para não entrar em colapso durante a pandemia

Iniciativa conta com uma série de relatos de doadores de sangue

| Texto: Gabriela Villen e Fernando Barbosa | Imagens: DCom

O estoque do banco de sangue do Hemocentro da Unicamp enfrenta quedas significativas desde início da pandemia. Além do estrangulamento do sistema de atendimento da saúde pelos casos de do Covid-19, o isolamento social tem inibido as doações. A fim de enfrentar a crise e recuperar os níveis em todos os tipos sanguíneos, o Hemocentro lança nesta segunda-feira (1) uma nova a campanha por doações, com apoio da Diretoria de Comunicação (DCom), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp. A data marca ainda o início do Junho Vermelho, que celebra no dia 14 o Dia Mundial do Doador de Sangue.

"Nunca enfrentamos uma pandemia dessa magnitude. Estamos aprendendo muito, mas também estamos sofrendo. Quem está doente e precisa de tratamento, mesmo que não seja pelo Covid, pessoas continuam adoecendo por outros motivos e as pessoas continuam precisando de transfusão de sangue", afirmou Fabricio Biscaro Pereira, diretor técnico e coordenador da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro Unicamp.

De acordo com Pereira, o Hemocentro vem tomando todas as medidas necessárias para aumentar a segurança dos doadores em meio a pandemia. Além da normas de distanciamento e higienização nos locais de doação, é possível agora agendar data e horário de coleta on-line. As equipes e a estrutura de recepção também foram adequadas a nova realidade para evitar aglomerações. A orientação é que os doadores compareçam sozinhos e de máscara.

Além dos pontos fixos de coleta na Hospital Mário Gatti, Hospital de Sumaré e Núcleo de Piracicaba, postos móveis podem ser encontrados em toda região. Os locais e horários podem ser consultados no Portal do Hemocentro.

Com objetivo de estimular doações, a DCom publicará nos próximos dias uma série de relatos de doadores de sangue, da comunidade interna e externa à Universidade. Segundo Marilisa Rossilho, nos depoimentos, as pessoas contam suas motivações e o impacto dessa decisão sobre suas vidas. "A campanha foi criada pela DCom com o objetivo de estimular a doação de sangue em um momento em que os estoques do Hemocentro encontram-se baixos e conscientizar a população a respeito da importância dessa ação. Visa ainda informar sobre o protocolo a ser seguido durante a pandemia, que garante segurança ao doador", explicou Rossilho.

A diretora destaca ainda o papel do Hemocentro, assim como de todo complexo hospitalar da Unicamp, no atendimento da população como parte importante da extensão realizada pela universidade. A campanha foi montada pela equipe da DCom, com profissionais da comunicação, colaboradores e estudantes de diversas áreas apoiados por   Bolsa Auxílio Social (BAS) e do Programa de Apoio aos  Projetos Institucionais (PAPI) - ambas administradas pelo SAE ( Serviço de Apoio ao Estudante).

Equipe de bolsistas da DCom em reunião virtual para planejamento da campanha

Cartazes produzidos para a campanha, com relatos de doadores de sangue: