— NOTÍCIAS

Passeio pela história da cidade começa no CIS-Guanabara

Caminhada será dia 17 de agosto e percorrerá locais como a antiga fábrica de chapéus Cury e o Museu da Cidade



A exemplo dos walking tours realizados em diferentes cidades pelo Brasil, mas principalmente pela Europa, partindo sempre de um importante ponto turístico, Campinas viverá outra vez essa experiência no dia 17 de agosto, a partir das 8h30, tendo o CIS-Guanabara como ponto inicial dessa jornada pela história de Campinas. A iniciativa é do Coletivo Cidade e Memória que organizará a caminhada intitulada “A produção e a destruição na modernidade”.

“A proposta é explorar a relação entre os novos meios produtivos instalados na cidade de Campinas por volta do início do século XX e seus impactos sociais, urbanísticos e ambientais”, afirma o coordenador dessa caminhada Renato Brolezzi, antropólogo, professor e pesquisador de história da arte e da cultura. Ele explica que antes da partida, serão exibidos na sala Multiuso 3, do CIS-Guanabara, dois documentários relevantes para o tema do passeio. Na sequência, o grupo percorrerá o bairro Guanabara com início no trecho final da Avenida Francisco Glicério. “Visitaremos o exterior da Fábrica de Chapéus Cury, inaugurada em 1920 e desativada em 2012, analisaremos as transformações incessantes do espaço público incluindo o destino dado aos recursos hídricos existentes no passado naquela região. Chegaremos ao cruzamento com a Avenida Doutor Campos Sales, núcleo fundamental do processo de modernização da cidade. Ao chegarmos à Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária Central de Campinas, visitaremos o atual Museu da Cidade, instalado na antiga sede da Lidgerwood Manufacturing Company Limited. Encerraremos nosso passeio cultural em suas dependências, propondo aos participantes uma conversa a respeito do que estudamos e pudemos compreender na jornada”, diz Brolezzi.

André Barone, formado em relações internacionais e economia e um dos coordenadores do Coletivo Cidade e Memória, explica que esse passeio permite às pessoas o melhor conhecimento da história social e cultural de Campinas, bem como desenvolver sensibilidade em relação ao valor do patrimônio do município e a importância de sua preservação.

   Antiga Fábrica da Lidgerwood que hoje abriga o Museu da Cidade

 

O Coletivo Cidade e Memória é um grupo composto por professores, artistas e profissionais de diversas áreas. Desde outubro de 2017 organiza passeios culturais pela cidade. Com o intuito de criar vínculo entre as pessoas e o espaço público, promove momentos de encontro por meio da história da arte, social e econômica e de práticas artísticas. Ao todo já foram realizados 12 passeios, 10 deles na cidade de Campinas.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Flávia Moraes Salles Cavalcanti, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

As inscrições para a caminhada devem ser feitas antecipadamente. Mais informações pelo site https://www.coletivocidadeememoria.com/a-producao-e-a-destruicao.Também pelo telefone (19) 99924-8999 ou pelo e-mail: colcidme@gmail.com