— NOTÍCIAS

ProEC abre inscrições para Fóruns Permanentes de 2021

As propostas podem ser enviadas até 1º março e o formato virtual será mantido



| Texto: Fernando Barbosa

 

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC) abre, nesta segunda-feira (30), as inscrições para os Fóruns Permanentes de 2021. O formato virtual, implantado este ano, em decorrência da pandemia de Covid19, se mantém. As propostas poderão ser enviadas até o dia 1º de março do próximo ano, em cadastro disponibilizado no site da Proec. O calendário de 2020, devido as adaptações impostas pela quarentena, segue até abril do próximo ano com mais 8 eventos agendados. Os Fóruns já totalizam este ano quase 2 mil inscrições e 10 mil vizualizações.

“O formato virtual vem agregar a esse projeto um alcance maior de pessoas que, de qualquer parte do mundo, podem participar ao vivo ou acessa-los posteriormente“, aponta Sônia Mazzariol, coordenadora dos Fóruns Permanentes da Unicamp. Ela ressalta que a volta dos encontros presenciais é fundamental para o convívio humano na Universidade, mas que a opção a distância deve se perpetuar no pós-pandemia. “Acredito que o futuro desses eventos deva ser na forma híbrida, mesclando o calor da participação presencial com a agilidade e comodidade do acesso virtual”, declarou. Segundo ela, a expectativa é que, em 2021, se repita o alcance de público verificado nos encontros deste ano.

 

Sônia Mazzariol, coordenadora dos Fóruns Permanentes da Unicamp

 

Para Ariane Polidoro Dini, coordenadora adjunta da Diretoria de Cultura (DCult) da Proec, os Fóruns são uma oportunidade de diálogo entre a produção acadêmica e a sociedade. “A cultura, em sua vocação, abraça os Fóruns Permanentes por essa interface, na qual o dentro e fora da Unicamp se fazem mais nítidos, o que pode ser constatado pelas redes sociais”., destacou. A seleção das propostas será divulgada no dia 23 de março de 2021.

 

Ariane Polidoro Dini, coordenadora adjunta da Diretoria de Cultura (DCult)

 

Podem ser inscritas propostas que privilegiem temáticas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, que contribuam com a formação ampla de cidadãos, problemas sociais e com a redução das desigualdades., conforme descrito no Edital.  A coordenação dessa seleção define também, que vai ter por base a participação de representantes de instituições, órgãos, associações, movimentos sociais organizados e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil. Os interessados  podem acompanhar o edital, a agenda atual e o acesso às inscrições de proposta em: (https://forms.gle/DHZz9WWMYZZCPuPV9)  e na página de Fóruns , do site da Proec.

Dando continuidade aos encontros de 2020, estão abertas as inscrições para o Fórum "Raça, gênero e classe na justiça brasileira", que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro. No início de 2021, serão abordados os temas  novas tecnologias e judicialização na saúde; desenvolvimento sustentável e agroecologia; entre outros (confira a programação completa).

 

Fórum com debates sobre Raça e Gênero, encerram as atividades de 2020.