Rubem Alves é tema de encontro no CIS-Guanabara

Evento, aberto ao público, ocorre nos dias 25 e 26 de setembro

Para celebrar a vida e a obra do professor e escritor Rubem Alves, o Instituto que leva o nome do pensador, realiza nos próximos dias 25 e 26 (quarta-feira e quinta-feira), a partir das 19h30, o encontro Movimento Rubem Alves: Simplicidade e Afeto. O evento será realizado no CIS-Guanabara e contará com a participação de professores, escritores, músicos, atores, enfim, representantes das mais diferentes áreas da cultura.

O legado da vida e da obra do escritor Rubem Alves será lembrado em encontro no CIS-Guanabara

Em setembro, mês de nascimento do escritor, o Instituto Rubem Alves relembra o legado do autor, dono de uma obra intensa, extensa e carregada de ‘complexa simplicidade’. A intenção do instituto é olhá-la por diferentes prismas. Para esse encontro, escolheu simplicidade e afeto, temas vitais nos tempos atuais.

A programação ficou assim definida:

Dia 25/09/2019

19h30 – Apresentação cultural (performance artística) com o ator Valdo Matos.

20h00 – Abertura: Raquel Alves (presidente do Instituto Rubem Alves), Marcelo Rocco (coordenador do CIS-Guanabara), Eudice Leite da Silva (representante do deputado Cauê Macris), Luiz Roberto Marighetti (diretor do DEPE), Marcus Vinícius de Brito Coelho (diretor educacional e representante regional da Educação).

20h30 – Mesa: “Educação e Literatura em Escolas que são Asas”. Em tempos tão estranhos, em que muitas das alternativas para as questões relacionadas com a educação são carregadas de incompreensível complexidade, a proposta é apresentar a simplicidade e o afeto, tão presentes na obra de Rubem Alves, como uma alternativa para iluminar alguns caminhos.

Integram a mesa os educadores e escritores Severino Antônio, Kátia Tavares e Carlos Rodrigues Brandão. A jornalista Roberta Campos, da EPTV, fará a interlocução.

22h00 – encerramento dos trabalhos

Dia 26/09/2019

19h30 – abertura com a presidente do Instituto Rubem Alves, Raquel Alves.

19h45 – Experiência cultural musical/sonora (atividade interativa com o corpo), com ator e percussionista Mestre Raphael Salustiano.

20h30 – Mesa: “A Arte com Vida e a Vida com Arte”. Nesse imbricado encontro entre a arte e a vida Rubem Alves é sempre presente. Mostra como a arte, com simplicidade, encanta e afeta as pessoas.

Integram a mesa os diretores de teatro Valdo Matos e Jorge Braz e o cantor e compositor Wilson Nascimento. A interlocução é da repórter Edilaine Garcia, da EPTV.

22h00 – encerramento dos trabalhos.

No CIS-Guanabara, o encontro, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser feitas no link: https://forms.gle/7LxYLNv5cN7H4WLr9