Study days on music and ecology

Ciclo de encontros internacionais discute a relação entre música e ecologia

Grupo de Estudos do Som e Processos Criativos (GESom) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em colaboração com parceiros no Brasil, Argentina e França, realiza um ciclo de encontros sobre música e ecologia, o “Study days on music and ecology”, entre os dias 7 de outubro e 4 de novembro, sempre às quintas-feiras. As sessões, em inglês, incluem apresentações e discussões com palestrantes convidados e debatedores internacionais reunidos pelo interesse comum nessa área emergente, multifacetada e cada vez mais premente.

Embora exemplos de composições que fazem referências aos sons da natureza e do ambiente possam ser encontrados ao longo da história da música ocidental, foi no final dos anos 1960, com o surgimento da ecologia sonora, que as conexões entre música e ecologia assumiram uma forma radicalmente inovadora. Artistas inspirados pela música experimental e herdeiros de técnicas do rádio e da gravação sonora começaram a explorar maneiras de expressão partindo do ato de ouvir como recurso fundamental do fazer musical.  A partir de então, a música se aproximou da ecologia sonora, integrando paisagens sonoras, passeios sonoros, instalações sonoras, e promovendo, a cada passo, uma nova consciência do som como voz e pulsação dos ambientes envolventes - sejam naturais ou urbanos, públicos ou privados.

Esta jornada de estudos sobre música e ecologia não tem a pretensão de oferecer uma visão geral completa ou sistematizada da área. Ao invés disso, reconhece a diversidade de contextos e abordagens, no intuito de estimular a troca de ideias entre pesquisadores/artistas participantes, bem como a reflexão sobre perspectivas futuras neste campo de investigação científica e artística, que se mostra cada vez mais importante.

A cada encontro, haverá a oportunidade de ouvir duas apresentações por convidados proeminentes da área, seguidas de uma rodada de discussões, incluindo debatedores convidados. Cada sessão terá sua própria dinâmica. As perspectivas e os temas apresentados em alguns dias serão complementares entre si. Em outros, poderão ser mais divergentes, deixando em aberto como entrarão em diálogo, se o fizerem.

A jornada de estudo sobre música e ecologia pode ser acompanhada de duas maneiras: sintonizando por meio dos canais de streaming quando você desejar; ou, se você é um coletivo de pesquisadores/estudantes de arte ou musicologia, também pode acompanhar como um “grupo de discussão satélite”, participando de maneira mais interativa. Para mais informações consulte www.musecology.art

Detalhes do evento
Período do evento: 07/10/2021 a 04/11/2021

Onde: no canal do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp no YouTube