— NOTÍCIAS

Terminal Central é tema de palestra de Vitor Casemiro no CIS-Guanabara

Durante três anos o fotógrafo registrou a rotina dos usuários de ônibus que passam diariamente pelo local. Palestra será dia 12 de dezembro



Durante três anos o fotógrafo campineiro Vitor Casemiro, literalmente, ‘bateu ponto’ no Terminal Central de Campinas. Munido de sua câmara fotográfica, ele construiu uma narrativa em que mostra a rotina dos usuários de ônibus, em Campinas, desde as primeiras luzes do dia quando as pessoas ainda sonolentas chegam ao centro para trabalhar até a exaustiva volta para casa no fim da tarde. Local onde um dia foi uma bonita praça arborizada com lago e diferentes espécies de aves, hoje passam 100 mil pessoas diariamente, muitas vezes perdidas em pensamentos, compartilhando sonhos e angústias. O processo de criação e realização desse ensaio é tema da terceira palestra promovida pelo Núcleo de Fotografia de Campinas (NUFCA), no CIS-Guanabara. Com entrada franca, o evento será realizado no próximo dia 12 de dezembro, às 19h00.

 Natural de Campinas, Vitor Casemiro é fotógrafo e cineasta. Roteirista formado pelo Instituto de Cinema e Técnico Operador de Câmera pelo Senac Campinas, foi aluno durante três semestres do curso "Possibilidades narrativas em fotolivros", ministrado pelo professor Felipe Abreu. Também foi aluno da fotógrafa e educadora holandesa Corinne Noordenbos, especialista em fotolivros. Pesquisando narrativas visuais desde 2010, encontrou no fotolivro uma conexão entre fotografia e cinema.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

A rotina do Terminal Central de Campinas será o tema da palestra do fotógrafo Vitor Casemiro no CIS-Guanabara