Unicamp promove debate sobre colisões entre asteroides e cometas contra a terra em Fórum

Fórum permanente " Olhe para cima ! Desafios da Comunicação sobre defesa planetária ".

Nos dias 29 e 30 de junho, o Centro de Convenções da Unicamp, recebeu o Fórum Permanente: Olhe para cima! Desafios da comunicação sobre Defesa Planetária. O Fórum foi realizado em formato híbrido e contou com mais de 200 participantes.

O mediador e organizador do Fórum, professor Alvaro Crósta, relatou sua motivação com a participação do público e excelência das temáticas abordadas pelos palestrantes do Brasil e exterior, “ Vejo que o evento está sendo um sucesso, tivemos em torno de duzentos participantes sendo que a maioria on-line. Correu tudo bem com a participação remota dos palestrantes internacionais."

De acordo com o pró-reitor de extensão e cultura, professor Fernando Coelho, os Fóruns Permanentes na Universidade são atividades de extrema importância pois se tornam o elo entre a Unicamp e a sociedade. “Esses temas vêm para a universidade para serem discutidos e obviamente agora com a participação não só dos nossos professores, nossos pesquisadores, mas também com a participação de pessoas externas da universidade" afirmou.

Coelho chama também a atenção pelo fato existir uma grande diversidade de temas relevantes, que enriquecem e aumentam essa interação com a Universidade.

No caso por exemplo, do asteroide Day, trabalhou-se com defesa planetária, que é extremamente relevante, porque sabemos perfeitamente, que o planeta terra está submetido a situações em que pode ocorrer efetivamente, choque com corpos estelares.

O que pode acontecer com o planeta, com a população, com a humanidade no caso de um choque de grandes proporções?

São discussões desse tipo, que permitem pensar em estratégias, em mecanismos que possam pelo menos criar uma defesa, ou pensar o que os países em conjunto, podem fazer para combater e se defender desse tipo de ameaça. É importante para a Universidade e para sociedade brasileira que estejamos envolvidos com essa temática. “

Para informações dos próximos fóruns acesse: https://www.foruns.unicamp.br/noticias/calendario-dos-foruns-2022

Texto: José Irani
Fotos: José Irani e Antoninho Perri