Abril Indígena Unicamp 2024

Em 19 de abril, será celebrado o Dia dos Povos Indígenas.

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, tem como um de seus objetivos dar visibilidade à diversidade dos povos originários do nosso país. São quase 1.700.000 pessoas, falantes de mais de 180 línguas, 305 povos, que detêm seus direitos, suas tradições, suas riquezas e suas ciências.

Na Unicamp, com a implementação do Vestibular Indígena, em 2018, estão matriculados, atualmente, cerca de 450 estudantes, pertencentes a mais de 50 povos de diferentes regiões do Brasil.

A riqueza dessa diversidade é a fonte de muitos aprendizados e conhecimentos compartilhados, hoje, em nossa universidade.

Esta data é comemorada, em 2024, com a realização de uma programação intensa, construída com a participação de muitas pessoas e diferentes unidades e órgãos. Uma comemoração que deseja afirmar a Unicamp também como território indígena.

A programação é um convite a toda a comunidade universitária para conhecer, acompanhar e se encantar com a pluralidade dos eventos que serão oferecidos, tanto em Barão Geraldo, como na FCA, em Limeira.

03/04, quarta-feira, 14hrs | ADunicamp
Filme: "Escute: a terra foi rasgada" e debate com a cineasta Cassandra Mello.

10/04, quarta-feira, 18hrs | Saída do trajeto da Casa dos Saberes Ancestrais - FE
Leitura Cênica de trechos do livro " A Queda do Céu", com artistas da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, Corifeu Indígena e estudantes indígenas da Unicamp.

11/04, quinta-feira, 19hrs | Salão Nobre da FE/Unicamp
Debate: "Conocer desde el corazonar indigena: teoría y prática del conocimiento para la vida", com José Ángel Quintero Weir (Universidad Autónoma Indígena Wanjirawa).

11/04, a partir das 14:30hrs | Jardim dos Saberes Ancestrais - FE/Unicamp
Oficina de ervas do mato com Mestra Japira Pataxó.

12/04, sexta-feira, 9:30 hrs | Saída do trajeto do Jardim dos Saberes Ancestrais - FE
Inauguração da Casa dos Saberes Ancestrais e do Jardim dos Saberes Ancestrais da FE (Edital de Premiação de Projetos de Arte e Cultura DCult - 2023).

15/04, segunda-feira, 19hrs | Sala UL04 - FCA
"Cartografías de la Memoria": Seminario-Taller dirigido a Estudiantes indígenas y campesinos de Abya Yala-América Latina, com José Angel Quintero Weir (Universidad Autónoma Indígena Wanjirawa).

16/04, terça-feira, 8hrs às 18hrs | FCA/Limeira
Xinânawahu - pensamento dos povos: exposição artístico-cultural.

18/04 a 30/04, 8hrs às 18hrs | Hall de Entrada da Secretaria Municipal de Educação de Limeira (SME)
Xinânawahu - pensamento dos povos: exposição artístico-cultural.

18/04, 9hrs às 16:30hrs | Teatro Nair Belo, Secretaria Municipal Educação de Limeira
Aula Aberta: "Fazer Comunidade e pedagogia nóstrica" com José Angel Quintero Weir (Universidad Autónoma Indígena Wanjirawa).