— NOTÍCIAS

Feira de Saúde é realizada em parceria da Proec com o Cecom

O evento é parte do Projeto Travessia, encabeçado pela equipe de Projetos Estratégicos da Proec



Texto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen | Fotos e edição de imagem: José Irani

A equipe de Projetos Estratégicos da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom), realizaram, nesta terça-feira (22), uma Feira de Saúde para todos os servidores da Proec. A parceria, organizada por Isabel Floriano e Erika Bueno, tem por objetivo promover atividades de bem-estar e saúde, oferecer recursos e suporte para os colaboradores da pró-reitoria. O evento aconteceu no prédio da Educorp.

Isabel Floriano e Erika Bueno, dos Projetos Estratégicos da Proec, ao lado do pró-reitor, Fernando Coelho

 

A feira fez parte do Projeto Travessia, iniciado em 2022, que visa promover cuidado, fortalecimento e integração dos servidores da Proec. O evento teve a participação de 52 funcionários, incluindo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho.

“É uma iniciativa de cuidado das pessoas. A partir do momento que a gente se debruça e se responsabiliza pela equipe, temos que buscar condições para que as pessoas possam desenvolver seu trabalho em sua plenitude, e essas condições passam obrigatoriamente pela saúde física”, ressaltou Coelho. De acordo com o pró-reitor, a iniciativa é resultado de uma preocupação da gestão com seus funcionários.

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho

 

Os participantes passaram por 4 estações, onde foram aferidos: pressão arterial, glicose, IMC e circunferência cervical, bem como uma avaliação da mucosa bucal. A partir dessas avaliações, os participantes foram orientados. Segundo Isabel Floriano, foram realizados 12 encaminhamentos para o “Cuide-se”; um encaminhamento para o Pronto Atendimento, por pressão alta; dois encaminhamentos para o “grupo de diabetes”, além de recomendações sobre a prática de atividade física e o grupo “NutriAção” on line.

“Nós queremos mostrar para os nossos funcionários que a vida é muito mais que só trabalho”, afirmou Isabel Floriano. “É a Proec mostrando que a gente, além de trabalhar, também está cuidando dos nossos”, completou.

Segundo a coordenadora do Cecom, Rôse Clélia Grion Trevisane, a atividade vai ao encontro dos objetivos da unidade. “O Cecom tem como missão desenvolver atividades assistenciais, preventivas, de promoção à saúde e reabilitação. A estratégia de levar o circuito saúde para as unidades do campus tem por objetivo possibilitar o diagnóstico precoce das doenças crônicas e fazer os encaminhamentos dos casos que apresentam resultados de testes alterados para grupos específicos, bem como estimular e disseminar a mentalidade de criar nas pessoas hábitos de promoção à saúde, como ter uma alimentação saudável e praticar atividade física”, afirmou.

Como parte do Projeto, foi realizada, também, no dia 15, a palestra “Saúde mental, trabalho e vida”, com a psicóloga Daniele Teodoro, no auditório da Educorp. O evento buscou conscientizar e promover a saúde mental no ambiente de trabalho.

 “Saúde mental, trabalho e vida”, com a psicóloga Daniele Teodoro