A Cura Tem Cara

Filmes Documentários apresentam uma visão humanizada sobre a saúde, valorizando a educação como importante ferramenta de prevenção

Alegria, ânimo, apoio da família, atendimento humanizado, acesso à informação.
Esses são os principais ingredientes apresentados no Projeto A Cura Tem Cara, composto por 5 Pílulas de Filme e um Curta-metragem, dirigidos e roteirizados pela cineasta Gisela Arantes, e realizados pela Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas.

“O nosso principal objetivo nesse Projeto foi apresentar uma visão humanista sobre a saúde pública e apontar caminhos da Educação como farol de transformação de doenças, sobretudo as infecciosas”, ressalta Gisela.

A realidade vivida por uma das depoentes, Joaquina Teixeira, desperta a ampla reflexão sobre o papel do poder público, da comunidade médica e demais profissionais de saúde e da sociedade, incluindo os próprios pacientes, no combate às doenças negligenciadas. E quem acompanha o Projeto Coral UniversIDADE, é testemunha de seu entusiasmo e contagiante alegria. Ela relata que “uma dose de ânimo” foi essencial para enfrentar a doença de Chagas.

O Filme também traz depoimentos de médicos infectologistas que ressaltam a importância da saúde compreendida em seus aspectos físico, científico, social e emocional. E valorizam a prevenção, o acesso à informação e aos recursos sanitários básicos, além da importância do conhecimento e do combate ao preconceito. “Na saúde, você não tem que investir só no tratamento, tem que investir na prevenção para não precisar do tratamento”, comenta Dr. Marcos Boulos, médico infectologista, Assessor Especial de Doenças Infecciosas da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, também depoente do Filme.

O Documentário tem 16 minutos e trinta segundos e conta com as músicas compostas por Luiz Waack e a direção de fotografia de Luís Villaça.

O Projeto foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com o patrocínio do Grupo Novartis e o apoio do Programa UniversIDADE.

Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=d0R0hLDG2zA

Acesse o Site do Projeto “A Cura Tem Cara” e assista também as Pílulas de Filme
“A Alegria é a Cara da Cura”; “Ânimo, Ingrediente da Saúde”; “Superação é a
própria Cura; “A Cura quebra Tabus”; “A Saúde tem Todas as Cores”: