— NOTÍCIAS

CIS-Guanabara abre inscrições para aulas de Catira

Atividade gratuita e destinada a homens e mulheres começa no dia 5 de fevereiro do próximo ano



Todas as quartas-feiras a partir das 19h00, o CIS-Guanabara torna-se um espaço para o estímulo e desenvolvimento de uma prática que remete ao universo sertanejo. São as aulas de catira coordenadas pelo mestre catireiro “Candeeiro Franco” que vê nessa atividade oportunidade de difundir uma dança exótica que integra o rico folclore brasileiro. “Mais que difundir essa cultura, quero incentivar cada vez mais a presença feminina nesse trabalho”, afirma Franco. “Tenho esperança de conseguir montar um grupo predominantemente com mulheres”, afirma.

Hoje espalhada pelos diferentes estados do Brasil, a catira é praticada por homens e mulheres com mais frequência em cidades do interior cujo ritmo é determinado pela viola caipira, marcado pela batida dos pés e das mãos.

Abertas ao público em geral (mulheres cada vez mais integram os grupos de catira brasileiros), as aulas são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, das 19h00 às 22h00, a partir do dia 5 de fevereiro de 2020, no CIS-Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas – com estacionamento no local). Mais informações e inscrições pelos telefones: (19) 3253-4343 e 99156-9803. No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Helenice Vitorino, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp.