— NOTÍCIAS

Cis-Guanabara recebe Feira de Arte e Gastronomia Indígena

Promover a diversidade, o respeito às diferenças, divulgar a arte e estimular o desenvolvimento da cadeia de artesanato dos povos originários



O EtnoCidade (etnias na cidade) é um ponto de cultura de indígenas e não indígenas que trabalha com a visibilidade das culturas dos povos indígenas que vivem em contexto urbano e com projetos de educação (aplicação da lei 11.645/08). O projeto nasceu do encontro entre artistas, indígenas, educadores e pesquisadores de Campinas-SP e do encontro com as feiras de cultura indígena do Programa Índios na Cidade de São Caetano do Sul-SP.

É fundamental observar que Campinas-SP é terceira cidade do Estado de São Paulo com maior número de indígenas vivendo em espaço urbano. Reconhecer e promover essa diversidade é parte de uma luta que envolve respeito a diversidade, luta pela permanência e dignidade dos povos originários e reconhecimento do legado indígena para a construção da identidade dos brasileiros.

 

O objetivo do Ponto de Cultura EtnoCidade é promover o contato entre indígenas e não indígenas, dar visibilidade para os povos nativos, modificar as imagens estereotipadas sobre os povos originários ainda presente na sociedade contemporânea e dar voz ao projeto descolonizador.

A principal função da feira é promover a diversidade, o respeito às diferenças, divulgar a arte e estimular o desenvolvimento da cadeia de artesanato dos povos originários, divulgar os conhecimentos, tecnologias, línguas e histórias das diversas etnias que formaram o Brasil.

A feira de arte e gastronomia indígena ocorre dia 27 e 28 de agosto (10h as 20h) – no prédio do CIS Guanabara – Espaço Cultural Unicamp -R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas – SP

O evento tem entrada franca e conta com participação de 10 etnias diferentes que realizarão demonstração de danças, cantos e jogos típicos, venda de artesanato e pratos típicos.