— NOTÍCIAS

Fotos revelam histórias de superação no CIS-Guanabara

Fátima Pedrosa assina a mostra “Mulheres que ultrapassam muralhas”. Abertura será dia 25 de novembro. A entrada é franca



Suas idades variam entre 20 e 75 anos, têm a cidade de Campinas como base e vivem histórias de luta e superação. Essas personagens, para a historiadora, pedagoga e fotógrafa Fátima Pedrosa, têm muito em comum, estabelecem um diálogo e atrás das lentes de sua câmera Canon, sempre ‘falam’ muito mais que a representação de um simples retrato. Reunidas em 15 fotos elas integram a exposição “Mulheres que ultrapassam muralhas” que será realizada no período de 26 de novembro a 17 de dezembro na sala Multiuso 2 do CIS-Guanabara. A abertura ocorre dia 25 de novembro, a partir das 17 horas. A entrada é franca.

“São mulheres que encontramos no dia a dia, mas que, muitas vezes, não sabemos de suas histórias, de suas lutas. São mulheres que criam potentes redes de conexões que fortalecem o espaço feminino na sociedade contemporânea”, afirma Fátima Pedrosa. “Direcionei meu olhar às suas histórias de luta e superação. São mulheres que junto com tantas outras estão passando por processos difíceis em suas vidas, estão em um movimento constante de criação do seu espaço”, acrescenta.

A autora explica que esse é um trabalho que está em processo de constante criação, já foi exibido em outros lugares, mas não no mesmo formato, tampouco com as mesmas fotos. Fátima Pedrosa é formada em História e Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Professora aposentada, realizou alguns cursos de fotografia e encontrou nessa arte uma maneira de se expressar, com destaque para algumas exposições coletivas e individuais.

No CIS-Guanabara, a mostra, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Os trabalhos podem ser vistos de segunda à sexta-feira das 9h00 às 20h00 e sábados e domingos, das 9h00 às 17h00.